quarta-feira, 9 de julho de 2008

Energias Limpas e Renováveis

Há algum tempo vem se notando a importancia de uma revolução energética.
Os principais motivos para uma revolução acontecer é : a crise ecológica causado pela emissão de CO2 e os altos e crescentes preços do petróleo.
Existem tipos diferentes de energias, mais limpas e renováveis, como:

Energia Eólica : Tem como fonte o vento, e já esta sendo utilizada em alguns países.

Energia Nuclear : Sua fonte é a fusão de núcleos de hidrogênio, que são elevados a altas temperaturas, esse processo é utilizado apenas por países de tecnologias de ponta.

Energia Solar : É a designação dada a qualquer tipo de captação de energia luminosa (e, em certo sentido, da energia térmica) proveniente do sol, e posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, seja diretamente para aquecimento de água ou ainda como energia elétrica ou mecânica, essa energia tem um custo muito elevado e por isso só é utilizada em países ricos.

Energia Hidrelétrica : Funciona através do aproveitamento do potencial hidráulico existente em um rio. As centrais hidrelétricas geram, como todo empreendimento energético, alguns tipos de impactos ambientais como o alagamento das áreas vizinhas, aumento no nível dos rios, em algumas vezes pode mudar o curso do rio represado, podendo, ou não, prejudicar a fauna e a flora da região.

Nenhum comentário: