quarta-feira, 9 de julho de 2008

Consequências


Nosso planeta não pode mais esperar por ajuda algo tem de ser feito pois já a várias conseqüências dessa destruição nossa sem parar.
As geleiras estão derretendo com isso mais de 70 % da população costeira que vivem hoje em dia sentindo a brisa do mar será afetada diretamente com aumento do nível do mar.
A transformação de florestas para áreas agrícolas pode ocasionar um processo de desertificação pois as vezes muitos não sabem manusear a terra como deviam e o solo acaba ficando infértil.
As regiões desérticas aumentaram cada vez mais por causa de países que estão sendo devastados como países tropicais como o nosso “Brasil” e como países africanos.
O ciclo das chuvas também sofrerá algumas alterações prejudicando a agricultura e os países que dependem de energia hidroelétrica.
O desmatamento descontrolado causará mudanças no clima, paisagem, temperatura, mesmo na economia de muitos países indiretamente ou mesmo diretamente com o aumento da produção de CO² além de ocasionar doenças graves por causa dos raios solares que antigamente a camada de ozônio nos protegia mais por causa das grandes proporções do CO² ela agora está se desintegrando ocasionando o efeito estufa.
Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água num futuro próximo, é claro que os povos mais pobres serão mais afetados com isso.
A principal causa será o derretimento precoce da camada de gelo de grandes cadeias de montanhas, como o Himalaia e os Andes, causado pelo aumento da temperatura na Terra.
Elas funcionam como reservatórios, acumulando água em forma de gelo durante o inverno para liberá-la gradualmente com o derretimento no verão, um processo natural fadado a terminar, pois, segundo os cientistas, o derretimento já começou.

Projetos Ambientais

Os projetos ambientais são muito importantes, pois, hoje ainda é uma das poucas coisas que fazem algo pelo nosso ambiente.
Muitos usam os projetos ambientais de uma empresa como fatores de avaliação para investidores e consumidores, então além de ser uma coisa muito boa para as empresas é também para o bem de todos. Hoje uma pesquisa mostra que a maioria das pessoas preferem marcas e produtos que estejam envolvidos em alguma ação social e além de melhorar a moral de uma empresa também melhora a qualidade de vida de famílias, dos moradores da comunidade local e ao mundo todo.

Matéria-Prima



Matéria-prima é o nome dado a um material que sirva para produzir algo.
A matéria-prima que prevalece aqui na nossa região é o Pinus e o eucalipto.
Sendo estas as matérias-primas que as empresas utilizam para fazer móveis ,papel,pacotes etc.
Algumas empresas compram terras e plantam seu próprio reflorestamento,já outras como a Klabin e a Batistela fazem acordos com os grandes fazendeiros ,este acordo funciona assim: os fazendeiros entram com a terra e as empresas com as mudas o plantio e todo o cuidado que se tem como por exemplo a formiga,ao longo de 25 anos ,após isto o reflorestamento é cortado e é pago para o fazendeiro 50% da madeira cortada.

Energias Limpas e Renováveis

Há algum tempo vem se notando a importancia de uma revolução energética.
Os principais motivos para uma revolução acontecer é : a crise ecológica causado pela emissão de CO2 e os altos e crescentes preços do petróleo.
Existem tipos diferentes de energias, mais limpas e renováveis, como:

Energia Eólica : Tem como fonte o vento, e já esta sendo utilizada em alguns países.

Energia Nuclear : Sua fonte é a fusão de núcleos de hidrogênio, que são elevados a altas temperaturas, esse processo é utilizado apenas por países de tecnologias de ponta.

Energia Solar : É a designação dada a qualquer tipo de captação de energia luminosa (e, em certo sentido, da energia térmica) proveniente do sol, e posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, seja diretamente para aquecimento de água ou ainda como energia elétrica ou mecânica, essa energia tem um custo muito elevado e por isso só é utilizada em países ricos.

Energia Hidrelétrica : Funciona através do aproveitamento do potencial hidráulico existente em um rio. As centrais hidrelétricas geram, como todo empreendimento energético, alguns tipos de impactos ambientais como o alagamento das áreas vizinhas, aumento no nível dos rios, em algumas vezes pode mudar o curso do rio represado, podendo, ou não, prejudicar a fauna e a flora da região.