quarta-feira, 2 de julho de 2008

Política Sustentável nas Empresas


Sustentabilidade é diferencial competitivo ou mera obrigação

A sustentabilidade é um diferencial competitivo ou é apenas uma obrigação das empresas? Esse foi o debate proposto pelo projeto “Diálogos Itaú de Sustentabilidade”, que aconteceu em Porto Alegre na última quinta-feira (26). O evento reuniu líderes da Braskem e da Vonpar – que apresentaram suas experiências de sustentabilidade – e contou com a participação da diretora executiva da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), Clarissa Lins. Foi ela, aliás, que se arriscou a dar uma resposta ao questionamento central do debate: Clarissa acredita que, atualmente, a adoção de práticas sustentáveis ainda é um diferencial. Mas destaca que, nos próximos dez anos, será uma condição primordial para as empresas poderem competir no mercado. “A agenda da sustentabilidade é recente e veio para ficar. A sociedade está mais exigente e de olho nas empresas que pautam suas atividades preocupadas com o meio ambiente”, afirmou Clarissa.

Rodrigo Vontobel, presidente do Instituto Vonpar – entidade que coordena as políticas sociais da Vonpar – aproveitou para contar como a empresa vem estruturando suas ações. “A sustentabilidade sempre fez parte das nossas ações, mas não de uma forma planejada”, afirmou. Isso mudou há cerca de três anos. Atualmente, a Vonpar trabalha com um sistema de gestão integrada estruturado em cinco pilares: segurança no trabalho, meio ambiente, qualidade, segurança dos alimentos e saúde. Como exemplo dessa preocupação, Vontobel explicou que a Vonpar utiliza, hoje, 1,7 litros de água para produzir cada litro de refrigerante. Há 12 anos, eram necessários cinco litros de água para produzir a mesma quantidade da bebida. “Iremos baixar ainda mais essa proporção”, disse o empresário.

Já a diretora de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Braskem, Carla Maria Pires, enfatizou que um dos focos da petroquímica é a sustentabilidade. “O polímero verde é um exemplo”, destacou ela, em referência à nova fábrica de plástico verde da Braskem, em Triunfo (RS). Carla Maria destacou, ainda, as parcerias mantidas com várias universidades na busca por novas soluções ambientalmente responsáveis. “Trabalhamos com o plástico e todos sabemos da sua relação com o meio ambiente, mas é através da pesquisa que vamos descobrir formas de garantir a sobrevivência do negócio sem prejudicar a natureza”, disse ela.

Sustentabilidade é mais fácil e barato que parece

Apesar de parecer complicado, adequar-se aos preceitos da sustentabilidade é mais fácil e barato do que parece. Pequenos ajustes, como monitoramento da geração de resíduos para reduzi-los sempre que possível, verificação da utilização de energia e possibilidade de redução do consumo, readequação, se for necessário, da iluminação da empresa, diminuição no consumo de água e implementação de programas de incentivo aos funcionários, não requerem investimentos altos e podem trazer grandes benefícios, informou o site InfoMoney.Para orientar os empresários dos pequenos negócios paulistas nesta questão, o Sebrae-SP lançou o projeto Gestão Ambiental. A proposta é formular um conjunto de práticas administrativas e operacionais que levam em conta a saúde e a segurança das pessoas e a proteção ao meio ambiente. Todas as fases do ciclo de vida de um produto e de uma empresa estão incluídas no programa.

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